Redação do Enem sem estresse! Dicas para se dar bem na prova.

A redação do Enem deve conter uma média de 4 quatro parágrafos: no primeiro, você deverá introduzir o tema e seria bom contextualizá-lo historicamente; os dois parágrafos que se seguem devem trazer argumentos válidos selecionados por você para a defesa de sua tese; por fim, o último parágrafo de sua redação deve concluir o seu texto e ainda trazer uma proposta de intervenção detalhada a respeito do tema desenvolvido em sua redação.


A nossa primeiríssima dica é: fique atento ao que acontece no Brasil e mundo.


O Enem gosta de cobrar atualidades na temática da redação. Portanto, assista a muitos telejornais, ouça muitos podcasts de atualidades, assista documentários atuais, leia revistas e jornais, físicos ou virtuais, e mantenha-se muito bem informado sobre acontecimentos de destaque. Repertório é tudo!

Porém, lembre-se sempre de checar a fonte e se a informação é verídica, ok? Afinal, você não vai querer citar nenhuma fake news em sua redação 

A segunda dica, é: Conheça bem as características do gênero dissertativo-argumentativo, pois essa é a estrutura cobrada na redação do Enem. 

O gênero possui introdução, desenvolvimento e conclusão, além de argumentos válidos para a defesa do seu ponto de vista. O texto deve ser escrito na norma culta e as ideias devem ser coerentes e se conectar umas com as outras.


A nossa terceira dica para treinar redação é: faça duas redações por semana.

Aquele velho e conhecido clichê: “a prática leva à perfeição” deve ser considerado um verdadeiro mantra se você quer se dar bem na redação do Enem. Mas nada de treinar com o mesmo tema, hein? Varie o assunto e escreva sobre assuntos super atuais. 

Compartilhe

Envie para seus amigos através de alguma rede:

CATEGORIAS