Novo ensino médio: entenda como funciona e quais as novidades desse método de ensino
O novo ensino médio iniciou sua implementação em 2022 para todas as escolas públicas e privadas do Brasil. Esse novo modelo de ensino incentiva o protagonismo dos alunos, apresenta diferentes trilhas de conhecimento e substitui a estrutura tradicional das disciplinas por formatos flexíveis e integrados de aplicação do conhecimento.
As mudanças vão começar pelo 1º ano dessa etapa de ensino. A principal mudança é que os alunos terão que cumprir os chamados itinerários formativos, que começaram a ser ofertados agora em 2022, mas só serão obrigatórios a partir de 2023. Entenda como vai funcionar cada uma dessas novidades.
Disciplinas viraram áreas do conhecimento
Agora, os conteúdos serão divididos em áreas do conhecimento de maneira similar à que acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão elas:
- Linguagens e suas tecnologias;
- Matemática e suas tecnologias;
- Ciências da natureza e suas tecnologias;
- Ciências humanas e sociais aplicadas.
Estas divisões engloba Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Matemática, Biologia, Física, Química, Filosofia, Geografia, História e Sociologia. Essas disciplinas serão trabalhadas de maneira diferente do que era feito até então, mantendo a língua portuguesa e a matemática como as únicas obrigatórias ao longo dos três anos do ensino médio.
Itinerários formativos
Os itinerários formativos são a maior novidade do novo ensino médio. Eles são optativos e devem ser escolhidos de acordo com a vontade e aptidão de cada estudante e da quantidade de vagas ofertadas pela instituição e serão compostos para se aprofundar nos conhecimentos das seguintes áreas:
- Linguagens e suas tecnologias;
- Matemática e suas tecnologias;
- Ciências da natureza e suas tecnologias;
- Ciências humanas e sociais aplicadas;
- Formação técnica e profissional.
O estudante terá em sua grade curricular as quatro áreas do conhecimento divididas por ano ou por semestre, a depender da escolha de cada escola, e poderá escolher uma disciplina extra para se aprofundar em uma determinada área ou na formação técnica e profissional.
O objetivo dos itinerários formativos é fazer com que o aluno saia do ensino médio com uma formação ou conhecimentos específicos, para que o ajude a adentrar o mercado de trabalho. Esta parte da grade curricular será dividida nos três anos do ensino médio O estudante poderá iniciar o itinerário no 1º ano caso ele já esteja disponível em sua escola. Mas as instituições de ensino têm até 2023 para disponibilizar os itinerários.
Vale ressaltar que tanto as redes públicas, quanto as privadas terão autonomia para definir quantos e quais itinerários formativos poderão ofertar em suas escolas. E o aluno poderá mudar de itinerário ao longo dos três anos caso deseje e se a escola tiver outra opção com vagas disponíveis.
Projeto de vida
Outra grande novidade desse novo modelo é o chamado “projeto de vida”. Este componente curricular será oferecido nas escolas para ajudar os jovens a entender seus talentos e aspirações, num formato de orientação. O objetivo desse componente é ajudar o aluno a compreender o que ele quer para seu futuro e ao mesmo tempo que ele entenda como a escola pode ajudá-lo a alcançar este objetivo na formação escolar.
Carga horária anual
O objetivo do novo ensino médio será passar de 800 para 1.000 horas anuais, até 2024, atingindo o total de 3.000 horas ao final dos três anos. Para atingir esse total de horas, cada ano letivo deve ter 200 dias, com, em média, cinco horas por dia. As áreas do conhecimento devem ocupar 60% do tempo de grade do ensino médio e os itinerários formativos devem ocupar os 40% restantes, totalizando 1.200 horas. A lei não determina se o cumprimento da carga horária vai ser presencial ou à distância, mas a legislação brasileira já permite que 30% do ensino médio noturno e 20% do diurno seja ministrado remotamente.
Essas novidades do novo ensino médio serão essenciais para a formação escolar e profissionalizante desses estudantes , que sairão da escola prontos para o mercado de trabalho ou para vestibulares e o ENEM.
Compartilhe
Envie para seus amigos através de alguma rede: