Febrace 2021: Escola Sesi conta com 2 projetos selecionados para a mostra

Trezentos projetos foram selecionados para a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - Febrace - 2021. Desses, três são paraibanos, sendo 2 da Escola Sesi unidade Prata.

Um deles surgiu do contexto de vida da aluna Eloísa, quando ela observou que muitas cascas de legumes são descartadas inadequadamente, sendo que esses resíduos possuem potenciais nutricionais significativos para o tratamento de doenças cardiovasculares. Uma paciente que apresenta esse quadro é à avó da estudante, que é hipertensa e enfrenta muitas restrições alimentares. A idosa passou a ingerir, de diferentes maneiras, as cascas dos legumes para, assim, contar com diversas vitaminas naturais.

Diante disso, as alunas da Escola Sesi Prata, envolvidas no projeto, produziram uma farinha com cascas de legumes e agregaram a uma receita de bolo de caneca substituindo a farinha de trigo. Foram produzidas várias amostras com diferentes teores de farinha de cascas de legumes. Em seguida, foi realizada uma análise sensorial com 10 voluntários, que provaram as amostras e atribuíram notas. O bolo de caneca enriquecido com a farinha de cascas de legumes foi muito bem aceito pelos voluntários.

O projeto foi intitulado de “Análise sensorial do bolo de caneca enriquecido com farinha produzida a partir de cascas de legumes”, de autoria das alunas Eloísa Pereira Torres e Maria Eduarda Nunes do Santos.

O outro projeto selecionado para a Mostra é de autoria dos alunos Carlos Daniel Nogueira, Isabelly Vitória Rocha e Victor de Oliveira Gadelha, intitulado: A Lixeira Descontaminado Ultravioleta - LDU. Trata-se de uma alternativa para minimizar os impactos ao meio ambiente e à saúde humana causados pelo descarte inadequado das máscaras utilizadas como proteção neste período de pandemia da COVID-19. A LDU é um equipamento que desinfecta as máscaras por meio da ação germicida da luz Ultravioleta (UVC). Após o processo de desinfecção as máscaras poderão ser recicladas ou destinadas para aterros sanitários, sem riscos à saúde humana. Dois grandes projetos que mereceram - e muito! - serem selecionados!