Escola Sesi da cidade de Sousa conquista 3º lugar em festival nacional de robótica

A equipe Robossauros da Escola SESI José de Paiva Gadelha, da cidade de Sousa, demonstrou mais uma vez, seu potencial quando se trata de tecnologia e robótica. Dessa vez, os alunos e professores se classificaram em 3º lugar no Festival SESI de Robótica, considerado o maior torneio de robótica do Brasil. Esse ano a competição aconteceu de forma remota e contou com a participação de 138 equipes, e cerca de 800 competidores de escolas públicas e privadas do país.

O evento foi organizado por categorias, divididas em: Torneio SESI F1 in Schools, Torneio SESI FIRST Tech Challenge (FTC) e Torneio SESI FIRST LEGO League – Challenge (FLL), e o resultado foi divulgado no último sábado, 26/06.

Os alunos da Escola SESI da cidade de Sousa, competiram no Torneio SESI FIRST Tech Challenge (FTC), ficaram em 3º lugar, e receberam o Prêmio Top 6 da competição.

O tema da temporada 2020/2021, da First Tech Challenge (FTC) foi Ultimate Goal. Estudantes de 14 a 18 anos foram desafiados a projetarem, programarem e construirem robôs capazes de realizar tarefas. Para isso, eles precisam aprender a trabalhar com máquinas e circuitos – os mesmos equipamentos utilizados por grandes engenheiros.

O FTC contribui para que os competidores desenvolvam habilidades como comunicação, resolução de conflitos, tomada de decisões e raciocínio lógico. Tudo isso de um jeito inovador, divertido e que ajuda a preparar os jovens para o futuro profissional.

“Se classificar em 3° Lugar na Categoria First Tech Challenge (FTC) demonstra o quanto a Robótica do SESI PB vem evoluindo. Uma competição completa que trabalha todos os aspectos, desde organização da equipe até a parte mais técnica, não esquecendo também o lado social. Para a Escola SESI José de Paiva Gadelha, é uma demonstração que a Paraíba é Tecnológica sim, senhor! Esse já é o segundo pódio da FTC que subimos e isso, graças a todo o empenho e dedicação dos nossos alunos e todo o investimento que o Departamento Regional tem feito nas equipes de Robótica”, ressaltou Francisco Erberto Sousa, um dos técnicos da equipe Robossauros.

De acordo com Francisco Erberto, as contribuições que o Festival dá para os participantes são inúmeras. “Além dos conhecimentos técnicos de robótica, os estudantes aprendem a respeitar, ouvir e a trabalhar em equipe, em busca de um objetivo comum. Com essa conquista, nossa escola torna-se vitrine, e demonstra que não existe limites territoriais para se fazer tecnologia”, afirmou.

A equipe Robossauros é formada por alunos do 2º e 3º anos, do ensino médio. São eles: Ana Beatriz Lima da Silva, Anna Lara Batista Guimarães Damião, Cauã João de Oliveira, Fábio Luciano da Silva, Francisco Antônio Dantas de Sousa, Mônica Vitória Pereira Dos Santos, Victor Emanoel Andrade Silva, Ygor de Almeida Pereira e Kauã dos Santos Abreu, e tem como técnicos: Jebson Fábio Pinto e Silva e Francisco Erberto Sousa.

Ana Beatriz, estudante que integra a equipe premiada, diz que a união de toda a equipe, foi essencial para que o resultado fosse alcançado. “A União fez com que conseguíssemos obter um excelente resultado. Desde 2020 tivemos que mudar o formato da nossa preparação, que passou a ser remoto, não foi fácil, ter que nos adaptar, mas isso nos mostrou que diante de qualquer adversidade sempre terá uma solução, e isso conseguimos provar durante a competição”.

Equipe Robossauros

A equipe de Robótica Robossauros, da Escola SESI José de Paiva Gadelha já participou de diversas competições nacionais e já foi premiada em torneios como o First League Lego e a Olimpíada Brasileira de Robótica.

FONTE: Repórter PB