Enem 2022: 10 dias para o primeiro dia de prova

A contagem regressiva começou: faltam 10 dias para o Enem 2022. Neste momento, a regra é controlar a ansiedade e adotar uma boa estratégia, afinal, você quer passar de fase e obter um resultado incrível nas provas para entrar na universidade dos seus sonhos. 

Como faltam 10 dias para o Enem, o primeiro passo é avaliar o seu desempenho e preparação até aqui. Lembre-se de que são dois dias de provas (neste ano, nos dias 13 e 20 de novembro), assim, é fundamental que seu planejamento nesta reta final também leve isso em consideração.

Para facilitar sua organização e planos a 10 dias do Enem, divida seu cronograma de estudos de acordo com as características de cada dia de provas. Isso fará muita diferença para sua análise de prioridades e aspectos positivos e negativos, entre outras questões que considerar pertinentes.


Confira algumas dicas para o Enem!

Primeiro passo: Faça pelo menos de 2 a 3 provas das últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio. Você deve reproduzir o tempo real para a realização, isso é perfeito para antecipadamente corrigir qualquer problema que possa surgir. Adotando essa tática, você vai ter a chance de fazer uma autoavaliação e definir o que precisa ser complementado ou aprimorado na sua jornada de estudos. Esse é o ponto de partida para o seu planejamento.  

Segundo passo: Tudo o que você errou nas provas ou em outros exercícios, e até mesmo conteúdos nos quais sente muita dificuldade devem ser aprimorados. Busque auxílio dos professores ou de colegas por meio de encontros por videochamada. Não deixe as dúvidas para trás, busque vencer os obstáculos que podem comprometer a nota final das suas provas.

Terceiro passo: A redação já é aplicada no primeiro dia e tem uma série de particularidades, como a proposta de intervenção. Por isso, a dica é baixar a cartilha disponibilizada pelo Inep. Ela traz, entre outras curiosidades e orientações, exemplos de textos que tiraram a nota máxima com direito a comentários dos corretores. Não deixe de praticar.

Quarto passo: Reserve um espaço na sua agenda para avaliar os principais assuntos da atualidade no país e no cenário internacional. Esses temas norteiam as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No caso específico da redação, esteja por dentro dos eixos temáticos social, cultural, científico e político. 

Quinto passo: Adotar algumas medidas estratégicas pode fazer a diferença. Uma delas diz respeito a fazer um levantamento sobre os conteúdos mais pedidos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Adote esse diferencial como uma prioridade nesta reta final.

Sexto passo: Você pode fazer seu planejamento de estudos dividido em 3 momentos: revisar conteúdos de forma bem organizada e prática, fazer muitos exercícios é essencial e avaliar seus resultados ajuda a identificar seus erros.

Sétimo passo: Não há dúvida de que nestes 10 dias para o Enem a pressão é muito grande. É natural, pois você vai se cobrar muito e sentir um clima de expectativa em casa, entre os amigos, enfim, é preciso se blindar e respirar fundo. Existe muita coisa a ser feita, mas você precisa relaxar e descansar também. Além de cuidar do sono e da alimentação, tenha sempre um tempinho para os exercícios físicos e aliviar a mente.

Foco, autoconfiança e muito planejamento serão essenciais para você nestes últimos dias. Apesar das dificuldades naturais impostas ao longo do ano de preparação para o Enem, tenha certeza de que tudo vai dar certo. Não duvide do seu potencial. O importante é não desistir.

Compartilhe

Envie para seus amigos através de alguma rede: