Conheça os benefícios do aprendizado de programação e robótica para crianças e adolescentes

A Educação Tecnológica é uma das iniciativas do Programa Nacional Escola SESI para o Mundo do Trabalho. O programa, denominado Conecta Educação Tecnológica, é exclusivo para a Rede de Escolas SESI.

O Programa Conecta Educação Tecnológica cria um ambiente de aprendizagem inovador com o objetivo de preparar os alunos para a vida e para uma nova realidade profissional e, sobretudo, para enfrentar os desafios que se anunciam em um mundo cada vez mais dominado pela presença cotidiana da ciência e da tecnologia, sempre com foco nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Utilizando os recursos e materiais LEGO propicia aos alunos a oportunidade de lidar com tecnologias dinâmicas, complexas e avançadas, utilizadas em sistemas de automação, cada vez mais presentes na vida cotidiana. É um instrumento para conectar a escola ao mundo presente e futuro dos alunos.

O conhecimento em diversas áreas é essencial para garantir o desenvolvimento de habilidades e desenvolver melhorias na vida pessoal e profissional. A importância do ensino de programação e robótica já pode ser comparada ao ensino de outras línguas, como o inglês e o espanhol. Também estão comprovados os diversos benefícios que o aprendizado da linguagem de programação pode trazer para os alunos. 


Conheça 5 benefícios do aprendizado de programação e robótica para crianças e adolescentes:


1- Estimula o raciocínio lógico

Ao aprender a linguagem de programação, os alunos são ensinados a pensar de forma estruturada. Eles designam ações a serem cumpridas pelo computador, através de códigos específicos, que são criados por sequências de números e palavras. Desse modo, o aluno desenvolve o lado esquerdo do cérebro, responsável pelo raciocínio lógico, analítico e crítico.

2 - Ajuda na organização de modo geral

O aprendizado da programação estimula o aluno a organizar os pensamentos e as ações a serem tomadas para a solução dos desafios envolvidos nos projetos de criação de um game ou aplicativo, por exemplo. Isso acaba refletindo na capacidade de organização de um modo geral, como no planejamento de tarefas e atividades, estruturação de pensamentos e até mesmo na maneira de estudar. 

3 - Propicia uma melhor escrita

O ensino de programação e robótica também influencia, auxilia e melhora o aprendizado de matérias de ciências humanas, além de melhorar a escrita. Uma vez que o aluno aprende a organizar melhor suas ideias e pensamentos, ele consegue estruturar com mais facilidade o texto a ser escrito.

4 - Auxilia no desempenho pessoal e profissional

Aprender a programar auxilia a criança e o adolescente a descobrir suas potencialidades e estimular suas aptidões. Eles se tornam mais engajados e entusiasmados a seguir em busca de novos desafios. Além disso, no futuro, por terem habilidades diferenciadas, deverão se destacar no mercado de trabalho.

5- Estimula a criatividade

Através da criação e programação, os alunos aprendem a pensar de forma estruturada e não apenas a decorar fórmulas ou datas. Na Escola SESI PB, os alunos usam a criatividade em todas as aulas para analisar, planejar, criar e executar um projeto valorizando todas as suas etapas. Além de incentivar a criatividade, a robótica também estimula as crianças e os adolescentes a trabalharem em equipe.

No Brasil, o Serviço Social da Indústria (SESI) tornou-se referência no uso da robótica na educação. Tal relevância foi alcançada por meio de uma parceria com a principal entidade promotora da robótica educacional no mundo, a americana FIRST. 

O SESI é operador oficial dos torneios de robótica da FIRST nas categorias FIRST LEGO League Challenge (FLL) e FIRST Tech Challenge (FTC) e fomenta a prática na própria rede de escolas e em outras instituições de ensino, públicas e privadas. Além disso, os estudantes das Escolas SESI também participam das competições internacionais da FIRST Robotics Competition (FRC).

Compartilhe

Envie para seus amigos através de alguma rede: