Alunos da Escola SESI se destacam na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Na edição deste ano da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), cerca de 30 alunos da Escola SESI de Patos participaram da competição, que é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira. A OBA desafia estudantes a explorar temas que vão desde a história da astronomia até a exploração espacial, estimulando o raciocínio lógico e despertando o interesse pela ciência.

A professora de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental II, Pamella Moreira, que atuou como mediadora do processo, ressaltou a importância das olimpíadas educacionais na formação dos estudantes. “Essas competições contribuem de forma significativa para o desenvolvimento integral dos alunos, propondo desafios que vão além da sala de aula. Eles têm a oportunidade de trabalhar em equipe, desenvolver a cooperação e se tornarem protagonistas do seu aprendizado”, destacou.

As provas, realizadas em maio, desafiaram os estudantes a explorar temas que vão desde a história da astronomia até a exploração espacial, estimulando o raciocínio lógico e despertando o interesse pela ciência. Nesta edição, os alunos da Escola SESI demonstraram grande empenho e dedicação, alcançando quatro medalhas, sendo duas de ouro, uma de prata e uma de bronze, todas conquistadas por alunos do Ensino Fundamental II. 

Larissa Sophia Viana, aluna do 9º ano e medalhista de ouro, compartilhou sua experiência e destacou a importância das Olimpíadas Científicas em sua trajetória. "Participar de Olimpíadas Científicas, como a OBA, é de fato um desafio. Desde o início da nossa jornada de preparação, nos deparamos com temas complexos e incertezas, porém, não devemos nos assustar com esses fatores, afinal, compõem a essência dessas avaliações. Em meu ponto de vista, as Olimpíadas extraem o melhor de nós, alunos, de modo a desenvolver a disciplina e a resiliência em cada um. A OBA, para mim, ultrapassa significados além da medalha", explicou a estudante. 

Eros Costa, também estudante do 9º ano, conquistou a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e compartilhou sua empolgação com o reconhecimento. Para ele, a participação na olimpíada é uma oportunidade valiosa de demonstrar conhecimento em áreas de grande interesse. "Participar da OBA e ganhar uma medalha é uma conquista muito importante para mim, porque ela aborda temas que sempre me fascinaram, como a Astronomia. Ter o reconhecimento em uma área que eu amo tanto torna essa vitória ainda mais especial e me enche de orgulho e motivação para continuar ganhando conhecimento", relatou o jovem.

Além de Larissa e Eros, também foram medalhistas os alunos João Victor Teixeira (ouro) e Victoria Emanuelle Diniz (bronze), destacando as potencialidades dos estudantes da Escola SESI em áreas científicas. Essas conquistas reforçam o compromisso da escola em estimular o interesse e o talento dos alunos em ciências, promovendo a participação em competições como a olimpíada, que desafia os jovens a explorar conhecimentos além da sala de aula.


Compartilhe

Envie para seus amigos através de alguma rede: