Alunos da Escola Sesi PB são premiados na maior competição internacional de matemática

Seis alunos da Escola SESI José de Paiva Gadelha, da cidade de Sousa foram premiados no Concurso Canguru de Matemática, que é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano em mais de 80 países.

Foram premiados os alunos Gabriel Henrique Ferreira Pamplona e Gustavo da Silva Lopes de Sousa, do 1º ano do ensino médio, Ana Clara Araujo de Sousa, Cauã João de Oliveira e Francisco Gustavo Silva Araujo, do 2º ano que receberam medalha de Honra ao Mérito e Arthur Franklin Ferreira da Silveira, do 3º ano, que recebeu medalha de bronze.

Essa foi a primeira vez que os alunos da Escola SESI participaram da competição. Entre os dias 22 e 24 de março, eles fizeram uma prova online, e tiveram um tempo máximo de 1 hora e 40 minutos para responder as questões.

Durante a prova, os alunos são estimulados a buscarem a resolução de problemas de matemática pura ou aplicada. O concurso favorece o estudo de maneira interessante e contextualizada, de forma a ampliar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos.

“Esse resultado é fruto de um trabalho duro e de muita dedicação, por parte não só dos professores, mas principalmente dos alunos, pois o papel do professor é incentivar, estimular e refletir sobre determinado conteúdo e fazer isso de modo prático, utilizando metodologias inovadoras, resultando em melhores resultados na aprendizagem, ou seja, o aluno é protagonista de sua aprendizagem, o professor é apenas um mediador, esse é o diferencial da nossa escola”, ressaltou o professor Emídio Marques, da disciplina de matemática.

O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. A competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF).